POR QUE O BRASIL PRIORIZOU AS RODOVIAS AO INVÉS DAS FERROVIAS?
Ao longo da história do Brasil, a malha rodoviária tem sido priorizada em detrimento da malha ferroviária, refletindo uma série de decisões políticas e econômicas que moldaram a infraestrutura de transporte do país.
Investimentos e Priorizações
Desde o início do século XX, o Brasil começou a investir pesadamente em rodovias, especialmente durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), que implementou o Plano de Metas com o lema "50 anos em 5". Esse plano visava modernizar o país e incluía a construção de Brasília, a nova capital, e a expansão da malha rodoviária para integrar as diversas regiões do Brasil¹. A construção de rodovias foi vista como uma forma de promover o desenvolvimento econômico e facilitar o transporte de mercadorias e pessoas.
Nos anos seguintes, a dependência do transporte rodoviário aumentou, com investimentos contínuos na construção e manutenção de estradas. A malha rodoviária brasileira cresceu significativamente, atingindo cerca de 1,7 milhão de quilômetros, dos quais aproximadamente 213 mil quilômetros são pavimentados². Esse crescimento foi impulsionado pela percepção de que as rodovias eram mais flexíveis e podiam atender melhor às necessidades imediatas de transporte do país.
Desafios da Malha Ferroviária
Em contraste, a malha ferroviária brasileira, que começou a ser desenvolvida no século XIX, não recebeu o mesmo nível de atenção e investimento. Com cerca de 30 mil quilômetros de extensão, a infraestrutura ferroviária do Brasil é relativamente pequena em comparação com outros países de grande extensão territorial³. A falta de investimentos contínuos e a priorização das rodovias resultaram em uma malha ferroviária que, embora crucial para o transporte de cargas pesadas e de longa distância, representa apenas 15% do transporte de carga no país⁴.
Mudanças Recentes
Nos últimos anos, houve um reconhecimento crescente da necessidade de diversificar a matriz de transporte do Brasil e reduzir a dependência das rodovias. O governo brasileiro tem buscado atrair investimentos privados para a expansão e modernização da malha ferroviária. Desde 2019, foram contratados cerca de R$ 44,6 bilhões em investimentos privados para a manutenção e ampliação das ferrovias, com a expectativa de adicionar aproximadamente 11 mil quilômetros de novos trilhos.
Conclusão
A priorização histórica das rodovias sobre as ferrovias no Brasil foi motivada por uma série de fatores políticos e econômicos. No entanto, a crescente demanda por transporte eficiente e sustentável está levando a um aumento nos investimentos na malha ferroviária. A integração equilibrada entre rodovias e ferrovias é essencial para o desenvolvimento econômico e a melhoria da logística no país.
Fonte: MAPAS das infraestruturas de todos os modos de transportes. In: BRASIL. Ministério da Infraestrutura. Mapas e Bases dos Modos de Transportes. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/dados-de-transportes/bit/bitmodosmapas. Acesso em: ago. 2022.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua sugestão ou dúvida nos comentários ou envie por e-mail. Caso tenha material para ser divulgado, entre em contato pelo e-mail que postaremos aqui com os devidos créditos.