7 CURIOSIDADES SOBRE AS ANTÍPODAS

Cidades antípodas são aquelas situadas em lados opostos no mundo. Separamos 7 curiosidades sobre elas a seguir.

7 - Por definição, o polo norte e o polo sul são antípodas. Observem as coordenadas:

6 - A Oceania é o continente com o maior número de cidades opostas no meio do oceano. 

5 - As maiores massas de terra antipodal são o Arquipélago Malaio (Indonésia, Filipinas, Nova Guiné), antipodal para a Bacia Amazônica e as faixas andinas adjacentes.

4 - Os opostos com maior número de habitantes estão localizados no leste da Ásia (China e Mongólia), em contraste com a América do Sul (Argentina e Chile).

3 - Cidades famosas mundialmente por pouco são antípodas entre si, como Xangai, na China, e Buenos Aires, na Argentina; Bogotá, na Colômbia, e Jacarta, na Indonésia; Montevidéu, no Uruguai, e Seul, na Coreia do Sul e até Cuiabá e Manila, nas Filipinas.

2 - Não existem voos comerciais sem escalas entre dois locais antipodais. Um voo antipótodo hipoteticamente perfeito seria do aeroporto de Tangier Ibn Battouta, no Marrocos, para o aeródromo Whangarei, na Nova Zelândia (aproximadamente 20.000 km de voo).

1 - A maioria dos locais não tem antípodas terrestres. Ou seja, neles, se você cavasse um buraco em linha reta, provavelmente sairia no oceano. Grande parte do Brasil cai nessa definição. Alguns lugares, especialmente ao sul e sudeste, são antípodas do Japão, enquanto alguns ao norte são antípodas da Malásia e das Filipinas.

Você pode consultar a antípoda de qualquer lugar do mundo visitando http://antipodesmap.com/.

Comentários

Postagens mais visitadas