Países cortados pela Linha do Equador

Embora a Linha do Equador se estenda por 40.075 quilômetros ao redor do mundo, viaja pelo território de apenas 13 países. Desses 13 países, sete estão na África – a maior parte – enquanto a América do Sul abriga três das nações (Equador, Colômbia e Brasil). Os três restantes (Maldivas, Kiribati e Indonésia) são nações insulares nos oceanos indiano e do Pacífico. Os países de São Tomé e Príncipe, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Quênia, Somália, Maldivas, Indonésia, Kiribati, Equador, Colômbia e Brasil estão ao longo do equador. As massas de terra das Maldivas e Kiribati, no entanto, não tocam o próprio equador. Em vez disso, o equador passa pela água controlada por esses dois países insulares.

O equador é uma das cinco linhas de latitude que ajudam a fornecer localizações relativas em um atlas. Os outros quatro incluem o Círculo Polar Ártico, o Círculo Antártico, o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. O plano do equador passa pelo sol nos equinócios de março e setembro. O sol parece viajar diretamente de norte a sul sobre o equador nesses momentos. Por causa disso, as pessoas que vivem ao longo do equador experimentam o nascer e o pôr do sol mais rápidos, à medida que o sol viaja perpendicularmente ao equador a maior parte do ano, com a duração dos dias quase a mesma durante todo o dia – a luz do dia dura 14 minutos a mais que a noite.

A maioria dos países ao longo do equador experimenta temperaturas muito mais quentes o ano todo do que outras áreas do mundo que compartilham a mesma elevação. Isso se deve à exposição quase constante do equador aos mesmos níveis de exposição solar, independentemente da época do ano. Como resultado, os países que estão ao longo dos equadores incluem quase metade da floresta tropical do mundo; eles estão concentrados nas nações africanas do Congo, Brasil e Indonésia. 

Fonte: Cássio Geo Minas

Comentários

Postagens mais visitadas