"Sonho americano" vira pesadelo para brasileiros nos EUA
Foto: Humberto Chvez/Unsplash
O número de brasileiros que chegam ilegalmente aos EUA pela fronteira do México está aumentando desde 2018.
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, os imigrantes utilizam principalmente o método chamado "cai cai", que consiste em atravessar a fronteira a pé e se entregar às autoridades pedindo asilo em território americano.
As principais justificativas usadas são perseguição e violência por gênero ou orientação sexual, perseguição policial e condições econômicas ou políticas, mas sob o governo Trump, a taxa de concessão de asilo está cada vez menor: só 10% dos pedidos de asilo de brasileiros foram concedidos em 2019, e os processos podem durar de três a sete anos.
Os brasileiros tentam a sorte na esperança de aguardar pelo julgamento dentro dos Estados Unidos, e geralmente são presos em centros de detenção com condições precárias por períodos de 2 a 48 dias.
A imigração brasileira para os Estados Unidos é proporcional aos índices de desemprego, inflação e pobreza no país, e alcança hoje os maiores números desde 2005.
Texto: playground_br
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua sugestão ou dúvida nos comentários ou envie por e-mail. Caso tenha material para ser divulgado, entre em contato pelo e-mail que postaremos aqui com os devidos créditos.