Artista turco viraliza com série fotográfica sobre contrastes de realidades pelo mundo


Ao longo de quase 5 anos e com um olhar milimétrico nos contrastes, a arte de Ugur Gallen é dura, impactante e extremamente realista. Seu projeto, #paralelevrensavaşbarış, consiste em justapor, lado a lado, fotografias com disposições de objetos e pessoas que se encaixam feito um quebra-cabeça. Parece simples, mas os efeitos de reflexão são impressionantes.

A deflagração das guerras civis na Síria inspiraram Ugur a fazer esse trabalho, mostrando ao mundo por meio de sua conta no Instagram como ele enxerga essas milhões de vidas afetadas pelos horrores das armas e da destruição. A desigualdade e os contrastes o incomodam, modos de vida diferentes em pessoas que vivem tão perto. Mundos diferentes, mas que se apresentam em poucos quilômetros de distância.

Em entrevista ao The Indian Express, Gallen informou que nunca teve reclamações de direitos autorais sobre as imagens que usa para as montagens, o que demonstra a relevância de seu trabalho.

“Estou tentando mostrar as questões importantes que o mundo está enfrentando, como injustiça social e guerra, colocando duas fotos lado a lado em um único quadro. Ao fazer isso, quero demonstrar os contrastes entre os dois mundos diferentes em que vivemos”, disse ao BoredPanda.

Confira algumas imagens do seu projeto:


 


























Imagens: Ugur Gallen/Divulgação
Texto por: João Paulo Martins Marques
Geógrafo e fundador do Geografia Acadêmica

Comentários

Postagens mais visitadas