5 livros essenciais na área ambiental para bancas de mestrado, doutorado e concursos

Pra você que quer se especializar na área ambiental, recomendamos esse compêndio de livros que fornecerão o embasamento necessário para a temática. Obviamente, essa lista não substitui a existente na ementa das disciplinas da chamada Geografia Ambiental. Porém, ela apresenta títulos que comumente caem em bancas de mestrado e doutorado, além de concursos.

Lembrando que fizemos uma lista também de cursos que consideramos importantes para a formação do profissional da área ambiental.

Agora, vamos ao que interessa: a lista!

1. Planejamento Ambiental - Teoria e Prática – Rozely Ferreira dos Santos

 
O livro conceitua as diferentes escolas de planejamento que convivem na prática brasileira, oferecendo uma lúcida crítica sobre as faces das teorias, na práxis. Dividido em nove capítulos, o livro trata de todos os assuntos pertinentes ao exercício do planejamento ambiental: organização, escalas, áreas, temas; avaliação de impactos ambientais, cenários, indicadores ambientais; como integrar informações, tomar decisões e a participação pública em todo esse processo. Apresentado de forma original e muito didática, o livro desenvolve-se em dois textos paralelos: o teórico, com conceitos, explicações e análises, e o prático, com o relato de casos reais aplicados que ilustram a teoria.

2. A Aplicação do Sistema de Informações Geográficas em Estudos Ambientais – Monika Christina Portella Garcia

 
O uso de mapas, imagens de satélite e informações georreferenciadas é cada vez mais frequente em nosso cotidiano. Considerando isso, a presente obra trata de elementos importantes para a compreensão da cartografia, dos Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e da espacialização de informações. O objetivo é proporcionar ao leitor o aprofundamento de seus estudos sobre o assunto, além de estimulá-lo a realizar novas pesquisas envolvendo a cartografia e o geoprocessamento.

3. RIMA: Relatório de Impacto Ambiental: legislação, elaboração e resultados – Roberto Verdum

 
Reúne trabalhos de especialistas no assunto com o objetivo de dar ao leitor uma capacitação crítica. Contém aspectos de legislação, elaboração e avaliação do RIMA, com reflexões para a formação de profissionais e estudantes.

4. Estudos e Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas – Aline Nikosheli Nepomuceno & Valdomiro Lourenço Nachornik

 
 Esta obra apresenta, de forma simples e objetiva, a função e a importância dos recursos naturais, além de discutir as ações que levam à degradação dos ambientes e as principais técnicas e metodologias de conservação e recuperação de ações antrópicas. com isso, os autores pretendem fornecer subsídios para o planejamento, a análise e a implantação de projetos de recuperação de áreas degradadas.

5. Avaliação e perícia ambiental - Sandra Baptista da Cunha, Antonio José Teixeira Guerra

 
Destinado principalmente a todos os profissionais da área de consultoria ambiental e a estudantes de Geografia, o livro é composto de cinco capítulos: Agentes e processos de interferências, degradação e dano ambiental; Licenciamento ambiental brasileiro no contexto da avaliação de impactos ambientais; Diagnose dos sistemas ambientais ― métodos e indicadores; Perícia ambiental em ações civis públicas; Subsídios para a avaliação econômica de impactos ambientais. Os organizadores do livro destacam a participação da equipe de autores que têm-se dedicado às questões relativas ao meio ambiente, em especial através de estudos de casos brasileiros. Os organizadores e co-participantes de Avaliação e Perícia Ambiental colocam-se, através de suas Universidades, à disposição dos leitores para quaisquer esclarecimentos referentes ao assunto, estando também abertos ao recebimento de críticas e sugestões.

E aí, gostou? Tem algum desses livros? Compartilhe com seus amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas