II Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia
Apresentação
Nessa segunda edição do Colóquio, sob a responsabilidade do NúcleoGEA em parceria com o GEPEGEO, assentado nos debates que têm sido realizados no cenário nacional, elegeu-se como tema do evento As contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. Almeja-se, portanto, compreender o papel desempenhado pelo Ensino Superior na formação e na atuação docente, bem como no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem voltados à construção de conhecimentos que favoreçam a análise do espaço geográfico.
Objetivos
Debater as contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia mediante reflexões em torno dos referenciais teórico-metodológicos dessa área do conhecimento;
Contribuir com as pesquisas que versam sobre as temáticas físico-naturais no ensino de Geografia;
Evidenciar a relevância das temáticas físico-naturais para a análise do espaço geográfico;
Debater o ensino das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar considerando a relação entre objetivos, conteúdos e métodos;
Contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Geografia a partir de debates sobre o processo de ensino e aprendizagem das temáticas físico-naturais;
Fortalecer, favorecer e incentivar o desenvolvimento de pesquisas na graduação e na pós-graduação que discutam a relação entre Geografia Física e Ensino;
Aproximar pesquisadores dessa área do conhecimento e incentivar a formação de parcerias interinstitucionais e interestaduais.
Áreas de Atuação e Público Alvo
O Colóquio é destinado a docentes e estudantes do curso de graduação em Geografia e áreas afins, professores da Educação Básica, pesquisadores da linha de ensino de Geografia e demais interessados no tema.
ATENÇÃO
Prorrogação para submissão de trabalhos
Até o dia 19/09/2016
Fonte e Mais informações: Clique Aqui
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua sugestão ou dúvida nos comentários ou envie por e-mail. Caso tenha material para ser divulgado, entre em contato pelo e-mail que postaremos aqui com os devidos créditos.