10 livros de Geografia que valem por 4 anos de curso

Crédito: Geografia Acadêmica

Ao longo do curso de Geografia, nos deparamos com diversas bibliografias, dentre elas, livros. Diversos livros são indicados e muitos deles acabam não agregando ao curso, sendo apenas compilações de artigos. No fim, você vai precisar apenas de um ou dois textos deles.

Se você é estudante, pesquisador ou professor de Geografia, separamos uma lista com 10 obras que fazem a diferença no curso e, com certeza, vale a pena estarem na sua estante.

 

O livro introduz o leitor no domínio das representações gráficas e apresenta os fundamentos metodológicos da cartografia temática da Geografia em bases semiológicas referentes à comunicação visual. 




O livro é dividido em três grandes temas: reflexões sobre o conceito de formação social e seu reflexo territorial, e sobre o conceito de Estado-nação como totalidade; reflexões sobre o impacto da urbanização no espaço geográfico, especialmente considerando a divisão social do trabalho e a nova terceirização; e, finalmente, as definições do meio técnico-científico e da globalização contemporâneos.

O livro trata das características e potencialidades das grandes paisagens que compõem o mosaico ecológico brasileiro. 




Para um pensamento critico que se proponha a ser radicalmente emancipatório, na atual quadra da história, a trilha libertária se afigura como o caminho mais promissor; mas uma trilha libertária renovada, ao ser, entre outras coisas, devidamente "espacializada". 





A obra mostra como ensinar a geografia na sala de aula, abordando temas tão variados como cartografia, cidadania, cinema, televisão, metrópole, educação e compromissos sociais. Obra que vale por um curso de capacitação.

 

O livro aborda o conhecimento funcional básico sobre os sistemas naturais da Terra e de seus habitats naturais, possibilitando melhor compreensão das ações humanas e suas consequências sobre o meio ambiente. Os conceitos importantes abordados no livro são representados graficamente, por meio de fotografias, mapas, imagens de satélite, modelos conceituais, diagramas e outros recursos ilustrativos. Embora seja caro, é o melhor livro de Geografia Física em termos de custo-benefício.





A devastação ambiental e suas conseqüências para a humanidade vêm sendo amplamente estudadas por ambientalistas e por todos aqueles interessados na preservação do planeta. Nesta obras, Carlos Walter Porto-Golçalves pretende discutir a natureza do processo de globalização e as contradições que ele gera no campo ambiental. 

3. O Direito à Cidade - David Harvey



As questões e reflexões urbanísticas saem dos círculos dos técnicos, dos especialistas, dos intelectuais que pretendem estar na vanguarda dos fatos. Passam para o domínio público através de artigos de jornais e de livros de alcance e ambição diferentes. Ao mesmo tempo, o urbanismo torna-se ideologia e prática. E, no entanto, as questões relativas à cidade e à realidade urbana não são plenamente conhecidas e reconhecidas; ainda não assumiram politicamente a importância e o significado que têm no pensamento e na prática. Este livro tem por objetivo fazer com que estes problemas entrem na consciência e nos programas políticos, além de propor que os pensamentos e as atividades que dizem respeito ao urbanismo passem pelo crivo da crítica.




Destinado principalmente a todos os profissionais da área de consultoria ambiental e a estudantes de Geografia, o livro é composto de cinco capítulos: Agentes e processos de interferências, degradação e dano ambiental; Licenciamento ambiental brasileiro no contexto da avaliação de impactos ambientais; Diagnose dos sistemas ambientais ― métodos e indicadores; Perícia ambiental em ações civis públicas; Subsídios para a avaliação econômica de impactos ambientais. Os organizadores do livro destacam a participação da equipe de autores que têm-se dedicado às questões relativas ao meio ambiente, em especial através de estudos de casos brasileiros. Os organizadores e co-participantes de Avaliação e Perícia Ambiental colocam-se, através de suas Universidades, à disposição dos leitores para quaisquer esclarecimentos referentes ao assunto, estando também abertos ao recebimento de críticas e sugestões.




Este livro foi escrito com o objetivo de apresentar uma proposta de Jogos Geográficos para professores da Educação Básica, licenciandos e interessados na temática. Dentro dele você encontrará sequências didáticas que foram pensadas e desenvolvidas alinhadas ao currículo escolar de Geografia, abordando diversos temas como o ensino de noções e conceitos necessários para o pensamento espacial e para a compreensão de mapas. A obra propõe, ainda, diversas situações de aprendizagem que vão desde a simples identificação e localização de lugares vistos de cima até situações que exigem estratégias espaciais mais complexas, como se deslocar em um espaço orientado por um mapa na busca de um tesouro. A proposta de jogos foi pensada para ser aplicada para alunos do ensino fundamental, mas pode também ser adaptada para outros espaços de aprendizagem, como centros de educação ambiental, estudos do meio, ou ainda, como hobby para os apaixonados por mapas. A partir das descrições detalhadas da criação de cada jogo você poderá adaptá-lo com alternativas personalizadas. 

E aí, gostou? Compartilha aí  

Comentários

Postagens mais visitadas