5 cursos básicos da área ambiental que você precisa fazer [+ Dica bônus]

Um dos requisitos mais importantes para a carreira de todo mundo que se profissionaliza em Geografia é a lista de qualificações e habilidades adquiridas em cursos. Além da graduação, a complementação com cursos e especializações te dará um repertório diferenciado e atualizado sobre o que anda acontecendo no mundo.
Adquirir técnicas e atualizar conhecimentos é vital para qualquer processo seletivo, sendo determinante para aprovação em uma banca avaliadora de concursos ou em uma entrevista no setor privado.
geralt/Pixabay
Preparei uma lista de cursos para você que quer se especializar na área ambiental. Eles que acabaram sendo decisivos para eu conseguir bolsas e estágios na época de graduação. 
Esses treinamentos servem inclusive de complementação por serem atividades extracurriculares. 
Até hoje, esses cursos geram diversos frutos de trabalho pra mim, como mapeamentos, consultorias, auditorias e certificações ambientais.
Lembrando que a lista conta apenas com cursos que mostram o passo a passo, do início ao fim, sem blá blá blá em ambiente 100% virtual (EAD) e com suporte direto com o(a) professor(a). Além disso, se por algum motivo, você desistir do curso e quiser seu dinheiro de volta, eles fazem a devolução total pra você. Esta garantia é válida por 7 dias após a compra do curso, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Sem mais delongas, segue a lista:
5 - Gestão de Resíduos Sólidos


Pixabay
Esse curso é voltado para profissionais interessados em adquirir conhecimentos atualizados e avançados para sua formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional em educação e gestão de resíduos sólidos (profissionais das áreas biológicas, humanas e exatas e profissionais de áreas afins com a educação, ecologia e meio ambiente). 

Conteúdo programático:

Módulo 1 – A Política Nacional dos Resíduos Sólidos;

Módulo 2 - Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS);

Módulo 3 – Acondicionamento e tipos de Resíduos Sólidos;

Módulo 4 - Tratamento e disposição final dos Resíduos Sólidos;

Módulo 5 – A logística reversa;

Módulo 6 – Situação dos resíduos sólidos no Brasil.


Saiba mais clicando aqui!

4 - Licenciamento Ambiental


Divulgação
O curso oferece subsídios teóricos e práticos sobre os procedimentos e processos na obtenção das licenças ambientais (licença prévia, de instalação e de operação). Além disto, o curso propicia também: Conhecimento da legislação ambiental; Atividades e empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental; Conhecimento sobre o licenciamento nos recursos hídricos, nas atividades de pesca, na flora e fauna, na biodiversidade, defensivos agrícolas e meio ambiente urbano. O público é voltado para profissionais e demais interessados em adquirir conhecimentos atualizados e avançados para sua formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Saiba mais clicando aqui!

3 - Auditoria Ambiental


Divulgação

O curso de Auditor Interno ISO14001 é focado no processo de Auditorias Ambientais baseadas na Norma Internacional ISO 14001 Versão 2015. Ele é estruturado ao longo de 20 horas de treinamento, envolvendo Videos Explicativos, Apostila e Exercícios para fixação dos conceitos apresentados.


Saiba mais clicando aqui!

2 - Perícia Ambiental


Divulgação

Não se trata necessariamente de um curso, mas sim de um Livro Digital, em PDF, formato A4, 353 páginas, ilustrado, com modelos de Laudos Periciais na íntegra. O livro do Dr. Sergio Klein vem suprir uma demanda de material didático que envolva conhecimento técnico e procedimentos jurídicos. O livro é o resultado de mais de 20 anos de envolvimento com processos judiciais atuando como Perito Judical, como Consultor Técnico na elaboração de laudos para ingresso judicial ou prestando Assistência Técnica para as partes em litígios nas área de meio ambiente, geotecnia, mineração, conflitos urbanos entre outros. Também é o resultado do convívio do autor com diversos profissionais da área de Perícia bem como promovendo treinamentos para Geógrafos, Geólogos, Engenheiros e outros profissionais da área de Meio Ambiente do CREA/SP e Sindicatos Profissionais. Este livro é indicado para aqueles que queiram ingressar na área de Perícia, Assistência Técnica e Arbitragem, bem como para profissionais que já atuam com Perícias e não dispõem de um material completo.

Saiba mais clicando aqui!

1 - Análise Ambiental


Divulgação

O curso se destina a profissionais das áreas ambientais e tecnológicas que queiram melhorar suas práticas de trabalho, como:
- auxiliares, técnicos e analistas de Laboratórios públicos ou particulares;
- alunos de ensino técnico, graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia ambiental, engenharia ou tecnologia sanitária, biologia, química, e áreas afins;
- professores da área ambiental / tecnológica.

Dica Bônus - Sistemas de Informação Geográfica (SIGs)
Essa é a cereja do bolo! Os famosos SIGs são extremamente importantes para quem vai trabalhar com a área ambiental, desde a produção de croquis para o licenciamento ambiental de alguma empresa até diagnósticos ambientais sobre possíveis impactos, dando suporte para tomada de decisão. Aqui, detalhamos alguns cursos que valem muito a pena.
a) ArcGIS
Divulgação
Nesse curso, você vai aprender a criar shapes, lançar coordenadas, baixar, compor, georreferenciar e interpretar imagens de satélite e também a gerar o layout final para impressão.

Conteúdo programático:

  • Familiarização com as ferramentas do ArcGis (ArcCatalog, ArcMap e ArcToolbox); 
  • Trabalhando com edição: (criação e edição de shapefiles); 
  • Lançando Coordenadas através do memorial descritivo ou arquivo digital; 
  • Aquisição de Imagens no INPE: Cadastro pessoal e download das imagens; 
  • Composição de bandas: Composição RGB; 
  • Georreferenciamento de imagens; 
  • Ferramentas do geoprocessing: (Buffer, clip, merge, union); 
  • Interpretação da imagem: vetorizar os elementos que se apresentam na área trabalhada; 
  • Elaboração do layout: Gerar o arquivo para impressão com estética e clareza das informações; 
  • Sicar: (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural); 
  • CAR: Criar um mapa completo para o CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Bônus

  • Dinâmica de Desmate - Aprenda criar um mapa completo de Dinâmica de Desmate (Bônus);
  • Como elaborar um Croqui de Acesso - (Bônus);
  • Kit de bases cartográficas, apostila do curso e apostila de apoio (fundamentos de cartografia e geoprocessamento).
Saiba mais clicando aqui!

b) QGIS


Divulgação.
O curso está dividido em três módulos:

  • Módulo Básico: assumimos que o aluno tem pouca ou nenhuma experiência prévia com conhecimento GIS teórica ou operacionalmente. O embasamento teórico será fornecido para explicar o propósito de uma ação você estará realizando no programa. Ao concluir essa parte do curso, os alunos terão uma melhor noção das possibilidades de um programa SIG, e como aproveitar as possibilidades que o QGIS oferece. 
  • Módulo Intermediário: presume que o aluno já tenha o conhecimento e experiência dos usos diários de trabalhos básicos de SIG. A partir deste nível, considera-se que configurações básicas e mapas temáticos para análises já são dispensáveis em relação a montagem e funcionamento das mesmas. 
  • Módulo Avançado: o aluno receberá formação em análises robustas.

Saiba mais clicando aqui!

E aí, gostou da lista? Adicionaria outro curso? Mande nos comentários dúvidas, sugestões, e se você fez algum deles, conta a tua experiência! Caso você já tenha esses cursos ou sabe de alguém que esteja procurando se especializar na área ambiental, compartilhe o link dessa postagem pra ele(a). Garanto que ele(a) vai gostar!

Um abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas