10 livros de cartografia e geoprocessamento para bancas de mestrado, doutorado e concursos

Pra você que quer se especializar em cartografia e geoprocessamento, recomendamos esse compêndio de livros que fornecerão o embasamento necessário para a temática. Obviamente, essa lista não substitui a existente na ementa das disciplinas de Cartografia Básica, Cartografia Temática, Geoprocessamento etc. Porém, ela apresenta títulos que comumente caem em bancas de mestrado e doutorado, além de concursos.


Lembrando que fizemos uma lista também de livros e cursos na área ambiental que consideramos importantes para a formação profissional.

Agora, vamos ao que interessa: a lista!



O autor apresenta um estudo introdutório sobre a teoria e as técnicas de geoprocessamento, compilando uma série de exemplos práticos de suas aplicações. Com mapas e representações gráficas que ilustram a aplicação das teorias discutidas, a obra constitui-se em referência central para interessados no tema, bem como para estudantes e pesquisadores que tenham o espaço como categoria fundamental para o estudo da realidade física.




Nesta obra descrevesse de forma detalhada o uso do SPRING para cálculo de parâmetros hidrológicos essenciais à gestão de recursos hídricos.  Instrui o usuário desde a instalação do software, a entrada de dados e o cálculo até a apresentação gráfica ou numérica de resultados. As aplicações propostas são entendidas a partir de conceituações e definições relacionadas ao geoprocessamento e à hidrologia.  Aliam-se procedimentos práticos com o conhecimento mínimo necessário compreensão dos processos envolvidos.




Mapas têm uma longa história de ferramenta poderosa em Geografia e em inúmeros outros ramos do conhecimento, remontando às aventuras da navegação e aos mapas secretos. As geotecnologias oferecem perspectivas atraentes para a Geografia, suas informações e mapas. Este livro promove o elo da Geografia com geotecnologias.





O livro mostra os inúmeros exemplos práticos do uso dessa tecnologia na produção de conhecimento de suporte para a conservação do meio ambiente. Além disso, permite perceber como é importante o domínio deste campo, seja no manejo e riscos ambientais, distribuição espacial de dados sociais, análise geográfica de ocupação e gestão territorial, análise econômica e congêneres. Além da ênfase nas questões técnicas do geoprocessamento, encontram-se no livro soluções criativas para problemas práticos: análise de fragmentação de paisagem, gestão de biodiversidade, percepção ambiental, melhoria de qualidade da atividade pecuária, mapeamento e análise geomorfológica de áreas urbanas, definição de áreas para instalação de usinas termelétricas, segurança, qualidade de vida e distribuição espacial da criminalidade. 




A coleção "Como Eu Ensino", organizada por Maria José Nóbrega e Ricardo Prado, busca aproximar do trabalho em sala de aula as pesquisas mais recentes sobre temas que interessam à educação básica. Os autores, especialistas na área, apresentam sugestões de como o assunto pode ser tratado, descrevendo as condições didáticas necessárias para uma aprendizagem significativa. Neste volume da coleção, Fernanda Padovesi Fonseca e Jaime Oliva nos convidam a mergulhar no mundo dos mapas e das representações espaciais, desde o surgimento das primeiras orientações geográficas até os modernos recursos de orientação espacial por satélite. Os autores sugerem diversas "pontes didáticas" para o professor de Ensino Fundamental abordar em classe o tema da Cartografia.




O livro estuda as relações entre o espaço geográfico e as questões de saúde e saúde ambiental, além de fornecer bases de estudos que podem contribuir para o planejamento territorial, de forma a enfrentar problemas complexos e dinâmicos de desigualdades e vulnerabilidades.



O livro apresenta aplicações de recursos de geoprocessamento em planejamento urbano e na gestão do patrimônio arquitetônico e urbanístico, enfocando como estudo de caso a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, patrimônio da humanidade.




A obra traz conceitos fundamentais sobre a origem e a utilização do geoprocessamento no Brasil. Apresenta o histórico da topografia, bem como suas aplicações e as possibilidades da existência de erros. Aborda a topometria (altimetria e planimetria), as principais escalas, as normas técnicas, a cartografia temática e sistemática e as coordenadas geográficas e UTM. Trata do Sistema de Informação Geográfica (SIG), de hardwares e softwares relacionados e das formas de representação geográfica nos modelos matricial e vetorial. Explica ainda o sensoriamento remoto e o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Por fim, traz os conceitos e aspectos básicos do processamento digital e da análise visual.




O livro introduz o leitor no domínio das representações gráficas e apresenta os fundamentos metodológicos da cartografia temática da Geografia em bases semiológicas referentes à comunicação visual.




O livro surgiu da necessidade de se trabalhar com a cartografia temática junto aos alunos de graduação e pós-graduação em geografia. Sua proposta, portanto, é encaminhar o interessado na elaboração de representações gráficas, solicitadas, neste caso, não só pela geografia, mas também por outros campos de estudo, de forma correta, consciente e crítica. O autor retoma, também, as diretrizes fundamentais da metodologia da cartografia temática com o fim de conduzir a construção de mapas temáticos de acordo com as regras básicas da representação gráfica.

E aí, gostou? Tem algum desses livros? Compartilhe com seus amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas