5 filmes para estudar Geografia (I)


Muito além dos livros, cadernos e das aulas explicativas, atualmente há vários recursos que podem ser utilizados nas salas para tornar as aulas mais interessantes e ainda contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Um dos recursos que mais agradam alunos e professores é a utilização de filmes e documentários para estudar determinados temas que são recorrentes em provas e vestibulares. Os filmes são fonte de informação e cultura e, muitas vezes, a forma e a linguagem como as temáticas são abordadas permitem ao estudante uma melhor compreensão do assunto.

O educador pode planejar sua aula de forma a explorar o conteúdo do filme, realizando analogias com o tema trabalhado em sala de aula. As produções audiovisuais podem ainda ser uma opção de atividade extraclasse, uma oportunidade de juntar uma turma e estudar enquanto se divertem e ficar bem preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo.

Listamos aqui 5 dicas de filmes para estudar Geografia. Diversos conteúdos dessa disciplina podem ser debatidos por meio de filmes, proporcionando condições para uma reflexão crítica dos acontecimentos, inclusive de atualidades. Alguns estão disponíveis em serviços de streaming ou também para locação online. Preparem a pipoca, e que comecem os estudos!

1 – Lincoln
Foto: Divulgação.

Dirigido por Steven Spielberg, o filme mostra a luta de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos de 1861 até seu assassinato em abril de 1865, para aprovar a 13ª Emenda, que abolia a escravidão no país, em 1865. A Guerra Civil norte-americana – também conhecida como Guerra de Secessão – é retratada neste longa, colocando em pauta as divergências de interesses entre os estados sulistas e nortistas, escravistas e não escravistas.

2 – Persepolis
Foto: Divulgação.

O filme fala sobre o início da nova República Islâmica e como ela passou a controlar como as pessoas deveriam se vestir e agir.

3 – Munique
Foto: Divulgação.

Este filme de Spielberg fala sobre um ataque terrorista que aconteceu nas Olimpíadas de Munique de 1972, quando um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica e matou integrantes da equipe olímpica israelense.

4 – Tempos Modernos
Foto: Divulgação.

Clássico de Charles Chaplin que aborda a Revolução Industrial.

5 – Capitalismo – Uma história de amor:
Foto: Divulgação.

Michael Moore explora o colapso da economia mundial, apresentando uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade.

Gostou das nossas sugestões de filmes para estudar geografia? Compartilhe este post com seus amigos e comecem a planejar a sessão de cinema!

Bons estudos.

Comentários

Postagens mais visitadas